Você conhece a Moda do Ceará?

Escrito em Tags: , , , , , , , .

   

 Hoje é dia de Conexão Ceará. Aproveitem. bjs Chiara

Você conhece a Moda do Ceará?

Nessa coluna, vamos contar um pouco sobre a historia da moda de Fortaleza.

 O Ceará é um grande polo produtor de moda. Em 1990 foi inaugurado o Maraponga Mart Moda, até hoje o maior shopping atacadista do norte e nordeste, e, para atender às necessidades de mercado, a Universidade Federal do Ceará abriu em 1994 o curso de Estilismo e Moda, diferente das opções disponíveis nas UFs da época, que compreendiam unicamente Desenho Industrial.

Hoje, apenas na capital, existem quatro renomadas instituições de ensino superior que oferecem o curso de design de moda, dentre elas a UFC que atualizou seu currículo para Design de Moda no ano passado. Aqui também temos curso de pós graduaçāo na área, além de cursos de extensāo e cursos profissionalizantes.

Para promover esse mercado existem muitos eventos periódicos marcados no nosso calendário, mas o Dragāo Fashion Brasil merece destaque especial. O maior evento de moda autoral da América Latina é conhecido por estimular a produção de moda conceitual dos estudantes de moda do país, por estimular e expor o artesanato e a cultura brasileira. O evento é anual e inclui palestras e workshops durante todos os dias do evento, a inscrição é gratuita (até a 13 edição, 2012).

Coleção de Ivanildo Nunes que trabalhou com rechilieu, ferro e rendas ….

….e looks do Concurso Novos talentos, tambos ampresentados na edição  de 2012 do Dragão Fashion.

Mas, a nossa parte preferida é a KZA do Dragão,iniciativa lançada em 2011 e promovida pela Associação Artesanias do Ceará. As peças produzidas são os frutos das ações de capacitação com os grupos de economia criativa e desfiladas na semana de moda do DFB. As coleções são coordenadas por um estilista regional, e o projeto é dirigido por Claudio Silveira. Eu e Nélida fomos olhar de perto a última coleção coordenada por Lindebergue Fernandes.

Eu e Nélida vestindo as ultimas criações da KZA do Dragão.

A própria Chiara já fez uma exposição de bijus intitulada “Transformação” utilizando apenas resíduos na edição de 2011.

 

E na sua cidade, já tem algum evento de moda? Conte aqui pra gente no site SSE.

Beijos e até a semana que vem.

Carol e Nélida