Balanço da Semana de Moda.

Escrito em Tags: , , , , , , , .

   

O tema anunciado dessa SPFW  foi  a Sustentabilidade. E claro,  nós do SSE fomos conferir de perto.

Além de ver a exposição do Marcelo Rosenbaum….

Uma das fotos da exposição do projeto social de artesanato + decoração do Marcelo Rosenbaum.

….. tive a chance de participar da apresentação do  projeto ’Traces’, fruto da cooperação ítalo-brasileiro entre o Ministério do Meio Ambiente italiano , a marca Osklen e o Forum das Américas. O Traces rastreou a pegada de carbono e os impactos sócios ambientais de seis e-fabrics usadas pela Osklen.

Corrado Clini do Ministério do Meio Ambiente Terra e Mar (IMELS), o presidente do Instituto-e e diretor de criação da Osklen, Oskar Metsavaht e Mario Garnero, presidente do Fórum das Américas.

O trabalho é lindo e os resultados do ‘Traces’ fora vistos na entrada da Bienal, no formato de uma grande instalação, que projetava imagens, texturas, produtos finais e os dados do desenvolvimento.

Em se tratando de desfiles, alguns poucos , poucos mesmo,  apresentaram peças com dna sustentável. Dá uma olhada.

A Osklen apresentou looks com sedas rústicas, e-fabrics e peças em crochê feitas a mão.

O estilista Ronaldo Fraga lançou uma linha de Bio Jóias.

A Animale apresentou looks com peças tingidas de forma ecológica com eucalipto e amoreira.

No ultimo dia de SPFW a Cavalera nos levou ao Ciclaço e nos fez refletir.

A Cavalera levou todos os fashionistas a um ferro velho na Mooca. Além da locação ser esteticamente incrível, nos fez pensar nas possibilidades da moda trabalhar com a recilagem e o lixo enquanto arte.

No quisito social, essa edição teve espaço para Manisfestos.

No final do desfile da Cavalera alguns estilistas se uniram em ato de protesto reivindicando um encontro com a presidente Dilma. Já na foto da direita, a máscara da Brigitte Bardot destribuida pelo Instituto Move na Bienal. A ação homenageou  a atriz e sua luta na proteção aos animais.

No meu entendimento, qualquer oportunidade de falar sobre as questões sociambientais ligadas a moda são válidas , o que esperamos agora é que as iniciativas tenham continuidade e que as próximas semanas de moda em todo o Brasil sejam de fato canais de transformação e que apresentem resultados reais, ou seja, que cada vez mais estilistas, marcas e empresas se integrem à sustentabilidade e que coloquem no mercado produtos de moda desejáveis, bem feitos e sustentáveis.

E você, o que acha? Tem alguma dúvida?

Deixe sua opinião aqui no SSE.

bjs

Chiara