Retratos do Gosto , a Nova Era da Culinária Brasileira

Escrito em Tags: , , , , , .

   

O chef Alex Atala acaba de lançar junto ao produtor Chicão Ruzene, a linha de produtos Retratos do Gosto . A linha é resultado da sociedade entre o chef Alex Atala e os empresários Gustavo Succi, Gabriela Borges e Maurício Rolim Amaro, da MIE Brasil, empresa de desenvolvimento de marcas de alimentos orientadas para um consumo mais consciente.

O projeto surgiu da vontade dos sócios de criar mais espaço para ingredientes verdadeiramente brasileiros, plantados e colhidos por pessoas empenhadas em oferecer melhores sabores, aromas e texturas, influenciando positivamente as economias locais. O primeiro escolhido é o mini arroz, variedade inédita produzida pelo agricultor José Francisco Ruzene, no Vale do Paraíba, e novos lançamentos estão planejados para este ano.O arroz

A iniciativa nasce como um movimento para agregar chefs comprometidos com a valorização do produto nacional, que juntamente com Atala escolherão os futuros participantes da marca. “Quanto mais pessoas envolvidas, maior o benefício”, comenta Atala. Claro, que nós do SSE perguntamos sobre os ingredientes serem ou não orgânicos e nessa primeira etapa, a sustentabilidade fica apenas na questão do FairTrade, uma aliança sadia  entre o campo e gastronomia. Entre a cultura gastronômioca local, regional e o consumidor final.

O chef Alex Atala e o produtor Chicão Ruzene.

Segundo Atala, tudo começou ao falar da culinária brasileira durante suas aulas pelo mundo. Ele percebia nesses encontros, um grande interesse das pessoas em experimentar nossos ingredientes regionais, que na maioria das vezes estão disponíveis apenas muito próximos de seus locais de produção por conta de empecilhos burocráticos e logísticos.

A falta de escala e regularidade na produção, bem como dificuldades na negociação com pontos de venda e na divulgação dos produtos para os consumidores, são apenas alguns dos problemas de acesso ao mercado. “A Embrapa nos diz que há mais de 250 variedades de mandioca no Brasil. Uma delas, por exemplo, seria cor de laranja e doce, mas eu não consigo encontrar isso em lugar nenhum. Tem muita coisa boa, coisa nossa, que a gente não conhece”, diz Atala.Em conversas com a MIE Brasil, veio a ideia de organizar produtos de destaque, com um selo comum que, estruturadamente e com regularidade, permita resgatar e criar acessibilidade a ingredientes de qualidade e genuinamente brasileiros, dando visibilidade a quem os produz e simbolizando escolhas mais conscientes e benéficas para o mercado e o consumidor.

Formada pelo tripé agricultor-chef-gestor, a Retratos do Gosto tem como desafio inspirar mudanças na cadeia de produção e distribuição, primando pela transparência e pela remuneração justa.

 Atala, curador do projeto é quem aprova os ingredientes, que então recebem a consultoria da MIE Brasil. A empresa se encarrega da gestão da marca, atuando em todas as etapas para o desenvolvimento, a regularização e a comercialização, o que inclui ações como pesquisas de mercado, criação de embalagens, negociação com pontos de venda e organização da logística de distribuição. “Queremos unir pessoas que amam a gastronomia com pessoas que amam a terra. Vamos trabalhar para abrir oportunidades para os pequenos se estruturarem, conquistarem novos mercados, serem mais bem remunerados e impulsionarem o crescimento à sua volta, tudo isso dando ao produtor o merecido protagonismo”, explica Gustavo Succi.

Além da remuneração calculada de forma justa, cada produtor receberá apoio financeiro para uso em assistência técnica na lavoura e projetos sociais no seu entorno. Esse apoio será na proporção de 25% do resultado que seus produtos gerarem e será doado por Alex Atala, que assim abre mão de qualquer remuneração por sua participação e seu trabalho. Os outros chefs parceiros da marca também abrem mão de qualquer contrapartida financeira.

Vamos torcer para que essa iniciativa se desenvolva e ultrapasse para a sustentabilidade ambiental com ingredientes plantados e produzidos de forma orgânica e que ela incentive muitas outras manisfestações e resgate da cultura culinária do nosso país.

bjs

Love

Chiara

 

Serviço:

Retratos do Gosto

Miniarroz por Alex Atala

Polido e integral

Embalagens: 500g e 1 kg

Contato: MIE BRASIL

Email: info@miebrasil.com.br

Telefone: (011) 3045-4500