Atletas ou Heróis ? As crianças decidem!

Escrito em Tags: , , , , , .

   

Hoje é dia de esporte aqui no SSE! Aproveitem. bjs   Chiara

 

Atletas ou  Heróis

Quem é acostumado à leitura desde bebezinho se torna muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida.
Essa é a conclusão da Fundação Nacional de Leitura Infantil dos Estados Unidos (National Children’s Reading Foundation). Aliás, eles garantem que cada ano que uma criança de 0 a 5 anos passa ouvindo historinhas e folheando livros, equivale a 50 mil dólares a mais na sua renda futura!

Pesquisas em todo o mundo mostram que crianças que lêem, com o acompanhamento dos pais, desde cedo, desenvolvem a criatividade e imaginação, além de adquirir conhecimentos e valores.

É também sabido que, além dos familiares, quem mais as crianças consideram heróis e tem como exemplo são atletas e celebridades do mundo do esporte.

Com tudo isso em mente, o National Literacy Trust (Fundo Nacional de Alfabetização) britânico www.literacytrust.org.uk se juntou com a Premier League de futebol inglês www.premierleague.com e com a Football Foundation www.footballfoundation.org.uk que é a organização de caridade da Premier League, com o objetivo de fazer com que crianças, adolescentes e suas famílias pegassem gosto pela leitura.

Assim foi criado o Premier League Reading Stars http://www.literacytrust.org.uk/premier_league_reading_stars onde jogadores de futebol da premier league inglesa escolhem um titulo adulto e um infantil que eles já leram e acham que vale a pena ler e os sugere para o público. Aqui Niko Kranjcar do Tottenham Hotspur mostra suas escolhas.

Além de organizar eventos literários em bibliotecas locais onde estão presentes autores, educadores e as estrelas do futebol, o programa oferece desafios online no site.

Alguns jogadores não se contentaram só em fazer sugestões. Theo Walcott do Arsenal escreveu uma série de livros infantis que começou com TJ and The Hat Trick. As crianças adoram seus livros e ...

amam seus gols.

Os números do Premier League Reading Stars que começou em 2003 são expressivos.  Mais de 20 mil pais e filhos já participaram. Mais de 50 mil livros foram lidos. E 111 jogadores já atuaram como “reading star”. Em 2009, 93% das crianças participantes disseram que iriam começar a ler regularmente e 89% dos pais afirmaram que freqüentariam bibliotecas mais freqüentemente. Este ano a expectativa é atingir 30 mil crianças.
Eu adorei. E fiquei pensando se seria possível fazer algo semelhante aqui no Brasil. O que vocês acham?
Beijos
Caliope