Uma horta em casa: muito chic!

Escrito em Tags: , .

   

Coluna da Carol, aproveitem essa ideia!

bjs

Chiara

 

 

Já pensou em ter sua própria horta?

Para quem mora em apartamento ou vive no corre-corre diário, parece uma opção muito distante da realidade. Felizmente, as hortas verticais surgem como uma solução para este dilema!

Fáceis de fazer, as hortas horizontais trazem mais verde para dentro de casa. A partir de uma garrafa pet (ou de várias delas!) podemos cultivar alface, espinafre, salsinha e cebolinha em casa. Se você é dos que preferem chás, não tem problema, pode plantar diversas ervas medicinais como hortelã, erva cidreira, poejo e alecrim.

Há duas semanas, conheci a Sirley Ferreira dos Santos, que é educadora ambiental aqui em Guarulhos e ensina, em oficinas, como fazer essas hortas: uma garrafa pet com tampa, uma tesoura, terra vegetal (que já vem com adubo) e a muda escolhida.

Passo 1: Usando a tesoura, corte a garrafa pet ao meio e faça um furo na tampa.

Passo 2: Coloque a terra vegetal e a muda escolhida na parte superior da garrafa.

Passo 3: Em seguida, insira a parte superior na parte inferior da garrafa, formando um copo duplo. A garrafa pode ser cortada também na horizontal.

Se o espaço for um pouco menor, é possível construir a horta em um cano de pvc, que permite que diversas ervas sejam cultivadas ao mesmo tempo.  A criatividade é uma grande aliada neste processo, já que as garrafas (ou cano, se preferir) podem ser pintadas, adornadas com fitas ou tecidos.

Para os quintais e espaços maiores, é possível ter uma horta piramidal. Os modelos são mais complexos e podem comportar cerca de 90 mudas. Este tipo de hortas precisa de um circuito de irrigação – uma mangueira com quatro conectores – por andar, para que a água não irrigue algumas mudas mais que outras.

Agora, mãos à obra!

Beijos

Até a semana que vem.

Carol Soares @soarescaroll