PALÁCIO CAPANEMA

Escrito em Tags: , , , , , .

   
Que alegria!!! Hoje é o lançamento do Instituto Ser Sustentável com estilo no Palácio Gustavo Capanema, no centro do Rio de Janeiro!!! Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento sustentável aliado à criatividade, tem como missão a criação de uma rede nacional com foco no desenvolvimento humano sustentável, que conecte iniciativas e agentes sociais em uma sinergia ideólogica entre moda e cultura. Saiba mais na matéria aqui do blog: Todos juntos no #SSE
mezanino do Palácio Gustavo Capanema
Aproveito a oportunidade de falar sobre o Palácio Gustavo Capanema, conhecido pelos cariocas como MEC pois ali funcionou o Ministério da Educação e Cultura antes da capital se mudar para Brasília. Um dos mais importantes símbolos da arquitetura moderna, foi a primeira obra em que os princípios do modernismo foram aplicados em escala monumental. Seu projeto teve a consultoria de Le Corbusier e procura seguir de modo fiel suas recomendações. Seu bloco principal está suspenso sobre pilotis, possui a estrutura portante livre das paredes e divisórias internas e está vedado por cortinas de vidro. Foi um dos primeiros edifícios, em todo o mundo, a usar brise-soleil a fim de evitar a incidência direta do sol.
croqui de Le Corbusier de 1936
Oscar Niemeyer integrou a comissão formada para definir os planos da sede do Ministério da Educação e Saúde e revela que quando Lúcio Costa, coordenador do grupo, adotou a solução definitiva para o Ministério com base em um de seus desenhos, sentiu que não seria um arquiteto medíocre, que compreendia a arquitetura contemporânea e nela podia atuar corajosamente.  Também faziam parte da equipe: Affonso Eduardo Reidy, Carlos Leão, Ernani Vasconcellos e Jorge Machado Moreira.
desenho do edífico
A Construção ocorreu entre 1936 e 1945, momento em que o Estado tentava passar uma imagem de modernidade. O jardim externo e o terraço jardim do edífico que fica sob a marquise ficaram a cargo do multi talentoso Roberto Burle Marx e formam  a primeira obra relevante do Mestre.
o jardim de Burle Marx
Jardim visto de cima
Painéis de Portinari, esculturas de Bruno Giorgi, Jacques Lipchitz, Celso Antônio Silveira de Menezes, pinturas de Alberto Guignard , Pancetti entre outros grandes nomes das artes plásticas fazem do local uma verdadeira galeria a céu aberto.
painel Conchas e Hipocampos  de Portinari
Cenas da Vida Infantil também de Portinari
painel de Paulo Rossi Osir
Monumento à Juventude Brasileira de Bruno Giorgi
Atualmente o Iphan e MinC mantém no prédio um corpo técnico que desenvolve ações voltadas para a proteção, a difusão e a identificação deste patrimônio tombado. No local funcionam vários orgãos: Funarte, Biblioteca Noronha Santos, representações do Ministério da Educação e Cultura no Rio de Janeiro, além de abrigar um acervo incrível de obras raras.
o prédio hoje ocupado por vários orgãos públicos
E em sua visita ao Parque Olímpico em Londres, sede dos jogos em 2012, no ano passado, o governador do Rio Sérgio Cabral fez o polêmico anúncio de que o Palácio Capanema será a Sede Administrativa do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de 2016. Os atuais ocupantes do prédio ficaram surpresos pois estão trabalhando num projeto em parceria com governo federal  junto com  a Unesco para transformar o local em Centro de Memória da Educação Brasileira.
logomarca dos Jogos Olímpicos no Rio

Feliz Ano Novo para todos !
Tudo perfeito e maravilhoso 2011 !!!
Até semana que vem….aguardo os comentários, críticas e sugestões!
Ana Stecca
♻❀❤☮